Close

Tu Fumas? Eu não Fumo…

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, os cigarros contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência. O tabagismo está ligado à origem de tumores malignos em oito órgãos: boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além de pulmão, colo de útero e esôfago, de acordo com os especialistas, o mais preocupante é que os cânceres nos três últimos órgãos citados ocupam o topo do ranking de mortalidade no Brasil segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro (câncer no Brasil), 90% das mortes por cancro do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica e 25% das mortes por derrame cerebral. Ainda de acordo com a OPAS, não existem níveis seguros de consumo do tabaco

Todas as medidas de prevenção devem ser voltadas para coibir o tabagismo desde o início até a cessação. É importante alertar que, quanto mais tempo fumar, mais precocemente começar e maior carga tabágica consumida por dia, as chances de desenvolver o câncer aumentam progressivamente,

Sobre a nova lei antifumo, já em vigor em diversas partes do país, inclusive no Estado de São Paulo – acabando com os fumódromos e restringindo o fumo em locais fechados –, é fundamental no processo de conscientização dos cidadãos. Grande parte de novos casos de câncer poderiam ser evitados com mudanças de hábitos e comportamentos de risco, como eliminação do tabagismo. As campanhas de educação devem começar nas escolas. Além disso, é fundamental estimular que os médicos – tanto pneumologistas quanto clínicos gerais – dediquem ao menos cinco minutos de suas consultas para explorar o assunto com o paciente e alertá-lo dos males que o tabagismo acarreta na saúde como um todo.

As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projeção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2020 – das quais 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento. Vale dizer que o tabagismo, hoje, mata mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito. As doenças causadas pelo tabaco são responsáveis por perdas econômicas de aproximadamente US$ 200 bilhões de dólares, no mundo.

Câncer de Pulmão

O principal tipo de câncer associado ao tabagismo é o de pulmão – o fumo é responsável por 90% dos casos desse tipo de neoplasia.

Um dos sintomas mais frequentes do câncer de pulmão é a tosse, muitas vezes, é considerada pelo paciente, e até mesmo pelo médico, como a tosse habitual do fumante. O sangramento eliminado junto com a expectoração é um sinal mais efetivo, mas, nesse caso, pode ser que o câncer já esteja em um estágio avançado, o que impossibilita tratamento mais efetivo – a cirurgia –, fazendo com que seja indicada apenas terapia paliativa.

Atualmente, segundo os especialistas, há um grande avanço tecnológico nos aparelhos de imagem – a tomografia computadorizada, por exemplo, tem boa resolução, o que facilita o diagnóstico e o acompanhamento clínico dos pacientes durante o tratamento. E, em caso de diagnóstico positivo para esses tumores, há a opção do tratamento por quimioterapia – neoadjuvante, adjuvante ou exclusiva –, que confere vantagens à sobrevida e qualidade de vida do paciente.

Para alguns casos específicos de câncer de pulmão, já é uma realidade o tratamento individualizado, ou seja, drogas que agem melhor em determinadas sub-populações de pacientes, e que respondem mais ao tratamento específico devido às mutações individuais do tumor. Mas devemos lembra que a prevenção é o melhor nesses casos, com uma alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e evitando o álcool em excesso e o cigarro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismo e

http://boasaude.uol.com.br/gsr.cfm?searchwords=tabagismo

 

One comment

  • neusa da silva disse:

    Boa Tarde
    Gostaria de saber se vocês manipulam CENALESS,fico no aguardo da resposta ja tenho cadastro nesta Farmacia.Grata


Deixe um comentário